Blog America Expert

A nova indústria “robotizada” americana

Como é sabido, a indústria americana é composta de processos e maquinários cada vez mais avançados, que a tornam competitiva e moderna em relação a várias outras localidades do mundo. 

Tudo isso é respaldado pelo acesso à tecnologia e pela demanda interna por produtos e serviços atuais, que ofereçam benefícios para a linha de produção de diversas empresas, fazendo com que elas consigam otimizar o seu trabalho.

Quem acompanha o setor de automação sabe dos avanços que ele vem conquistando e os recursos que ele proporciona, que são cada dia mais impressionantes. 

Todo esse cenário é visto na Indústria 4.0, que traz para a rotina de um negócio os sistemas ciber-físicos, além de utilizar a computação na nuvem e a Internet das Coisas (IoT) como elementos indispensáveis do seu funcionamento. 

Não à toa, as empresas de automatización industrial já estão conquistando o seu espaço no mercado e em especial nessa revolução tecnológica, que permite que elas otimizem toda uma linha de produção para agilizar processos e potencializar os resultados. 

A indústria americana é uma das mais desenvolvidas nesse sentido, levando em consideração a capacidade produtiva e os custos acessíveis para a implementação de diversos elementos modernos. 

Para entender melhor esse panorama, conhecendo o que é a indústria 4.0 e seus benefícios, assim como o desenvolvimento dela nos Estados Unidos e o que esperar para os diferentes setores, siga na leitura deste conteúdo.

A indústria 4.0 e os seus benefícios

Se as empresas de pintura industrial ainda tinham dúvida sobre o que seria possível robotizar nos seus processos internos, hoje essas questões estão sendo sanadas de maneira interessante. 

A indústria 4.0 traz elementos de grande auxílio e desempenho, possibilitando que ações que antes demoravam dias para serem concluídas possam ser finalizadas em poucas horas. 

Ela é projetada para implementação de sistemas ciber-físicos, responsáveis pelo controle dos procedimentos aplicados no pátio fabril de uma fábrica, e gerenciando uma série de etapas ao mesmo tempo.

Dada a sua alta tecnologia, que abrange a Internet das Coisas, por exemplo, os componentes presentes ali conseguem “interagir” entre si, coletando e enviando informações importantes para os responsáveis pela linha de produção. 

Nesse sentido, é possível dizer que entre os principais benefícios encontrados na automação industrial é possível mencionar estão:

  • A melhoria na qualidade de um item;
  • A rapidez nos processos;
  • A diminuição de erros;
  • Um melhor aproveitamento da matéria-prima;
  • Mais precisão e segurança.

Todos esses elementos tornam a indústria 4.0 muito mais atrativa para uma fabricante de sensores fotoelétricos, permitindo que ela alcance bons níveis de desempenho dentro da indústria americana e se torne uma referência no mercado.

De fato, investir em tecnologia hoje é indispensável, tanto em termos de crescimento e expansão, quanto de economia e agilidade, trazendo para uma indústria o potencial desejado para conquistar melhores resultados no segmento em que se atua.

Além disso, todos esses processos modernos, como os computadores na nuvem, a IoT e os sistemas ciber-físicos, ajudam o setor industrial a evoluir, trazendo tendências indispensáveis para qualquer empresa.

Mas vale lembrar que, mesmo que uma fábrica de display tenha implementado robôs no seu funcionamento, isso não significa que todos os processos manuais foram abandonados. Eles ainda são necessários e tornam a finalização de um produto muito melhor.

Panorama da indústria robotizada dos EUA

A indústria americana é uma das principais em termos de inovação e tecnologia no mundo. Desde 2015, o investimento na compra de robôs e na instalação de maquinários cada vez mais potentes vem crescendo de modo interessante. 

Mas, segundo dados da agência Reuters, em 2019 houve uma queda no uso desse tipo de recurso, de cerca de 16% em relação aos anos anteriores. 

Os motivos que levaram a essa desaceleração estão ligados à manutenção de empregos no país, de maneira que uma empresa de montagem industrial, por exemplo, viesse a contratar mais pessoas para os seus serviços internos e externos. 

De qualquer forma, o vice-presidente da Associação de Automação Avançada, Alexander Shikany, diz que o cenário deve voltar a crescer muito em breve, indicando que o número de encomendas de novos robôs já voltou a crescer na América do Norte. 

Não à toa, muitas empresas, e em especial as fabricantes e montadoras automobilísticas, já consideram a compra desses equipamentos tecnológicos essenciais para o seu estabelecimento, o que não significou redução de vagas de empregos nos seus negócios.

Muito pelo contrário. Dada a alta demanda do mercado, é cada vez mais comum que empresas de montagem e manutenção industrial precisem de robôs para automatizar processos lentos e custosos e dependam de funcionários para outras funções internas. 

Além disso, estados como Oregon, Texas e Louisiana, já planejam investir na robotização das suas fábricas, estimando que isso seja feito gradativamente até 2030. 

Mas esse tipo de ação pode trazer consequências negativas para algumas cidades, que certamente sofrerão com a redução de vagas consideradas de “baixa qualificação”, em especial nas indústrias de manufatura. 

Nesse sentido, para que os profissionais consigam novos empregos, será necessário realizar investimentos maiores em qualificação, para a ocupação de cargos que exigem maior conhecimento técnico e que dependam da ação humana para serem viáveis. 

A robotização e os setores da indústria americana

Assim como o desenvolvimento de um software para indústria é de grande auxílio para o gerenciamento das ações realizadas dentro de uma fábrica, a implementação de recursos automáticos pode trazer diversos benefícios para vários setores do mercado americano. 

Como não poderia deixar de ser, cada ação baseada em recursos tecnológicos traz vantagens por um lado, mas também pode ser responsável por impactar outros, conforme veremos a seguir. 

Setor rural

O setor rural é um dos que mais conta com indústrias manufatureiras, dependendo de uma série de processos manuais e artesanais.

Devido a isso, é comum que algumas práticas sejam mais lentas, dependendo do trabalho de muitas pessoas para um bom resultado. 

Nesse sentido, torna-se interessante para os empresários investir no uso de processos automatizados nas suas fábricas, de modo que as etapas da linha de produção se tornem mais dinâmicas e eficientes. 

Assim, certamente muitos trabalhadores serão impactados, causando a diminuição de vagas de emprego em diversos setores rurais. 

Setor da saúde

Na saúde, essa transformação não será diferente. Atualmente, já é possível contar com uma série de máquinas especializadas em diagnósticos médicos, capazes de fornecer resultados em pouco tempo e com maior precisão. 

A fabricação de materiais para laboratório, por exemplo, pode ter o seu volume muito maior e a sua capacidade de elaboração de componentes específicos cada vez mais aprimorada. 

Os benefícios, nesse sentido, são vários. Além de otimizar processos, as novas tecnologias dentro da área da saúde trazem vantagens para a sociedade como um todo, mas também podem ser responsáveis pela diminuição de cargos em hospitais e laboratórios. 

Com isso, as vagas disponíveis no setor serão voltadas para o atendimento aos pacientes, levando em conta que a robotização ficará responsável pela parte diagnóstica e avaliativa. 

Mas, a princípio, esse tipo de avanço será um pouco mais lento, já que as tecnologias envolvidas na automatização do setor de saúde podem ser mais caras do que o imaginado. 

Setor comercial e montadoras

Para o setor comercial, a robotização é uma maneira interessante de aumentar a produção de uma fábrica, o que pode gerar um maior volume de estoque e maior distribuição de produtos, aumentando os pedidos do estabelecimento. 

Muitas empresas já recorrem a esse tipo de novidade para o desenvolvimento de atividades cada vez mais assertivas, responsáveis por diminuir as margens de erros comuns no trabalho humano e potencializar o uso de matéria-prima, com possibilidade de refugo zero.

Isso se dá com os sistemas implementados nas indústrias, onde o monitoramento, a modularidade e o envio de informações permitem tomadas de decisão mais precisas para o estabelecimento.

Nesse sentido, como em qualquer outro setor, a melhor maneira de manter empregos é investir na qualificação de profissionais, já que muitos desses processos dependem de colaboradores formados na área, que sejam responsáveis por conduzir todas essas etapas. 

As montadoras americanas de automóveis são grandes exemplos de indústrias que utilizam robôs e conseguem diminuir custos, ao mesmo tempo que potencializam resultados mantendo os seus funcionários ativos. 

Para tanto, o investimento em robôs é uma realidade indispensável para qualquer uma dessas empresas, que chegam a investir milhões de dólares anualmente.

Consideraciones finales

A indústria americana sempre foi conhecida pela sua alta capacidade de produção e pela qualidade dos seus produtos. 

Não à toa, grandes marcas que são reconhecidas mundialmente estão localizadas na América do Norte, possuindo instalações em diversas cidades e sendo responsáveis por desenvolver soluções cada vez mais interessantes para o seu público.

Garantir a eficiência e a escalabilidade é parte do processo, que tem sido possível graças ao uso de robôs dentro de diversos pátios fabris do país. 

Por isso, a indústria americana certamente crescerá ainda mais nos próximos anos, possibilitando ações rápidas e otimizadas, ao mesmo tempo em que se empenha com o comprometimento social de geração de empregos. 
Este texto fue desarrollado originalmente por el equipo del blog. Guía de inversión, donde podrás encontrar cientos de contenidos informativos sobre diferentes segmentos.

Abra su Empresa en USA

Cuente con America Expert, una consultora con casi 20 años de experiencia en internacionalización empresarial.

Mensajes recientes

Abra su Empresa en USA

Cuente con America Expert, una consultora con casi 20 años de experiencia en internacionalización empresarial.

© 2024 — Todos os direitos reservados

La oportunidad que te falta para abrir tu empresa en USA

¡No lo dejes para después! empezar ahora y disfruta de un descuentoO Imprescindible para iniciar un negocio en los Estados Unidos.