Ao assistir um programa de televisão, você já se deparou com um carro novo e interessante, utilizado pelo protagonista, e que lhe chamou atenção para compra? O nome disso é marketing indireto, e corresponde a uma das melhores formas de expor um produto.
Quando falamos de marketing indireto, não consiste apenas em utilização de produtos em filmes ou novelas, como se tradicionalmente começou a prática, mas também em vídeos da internet, em comerciais e, hoje em dia, em parcerias com influenciadores digitais.
Além disso, se fala comumente em product placement, que seria a colocação do produto que se pretende anunciar inserido em um contexto que não seria comercial, garantindo que a informação sobre o produto não seja considerada uma mera propaganda.
Neste texto, traremos mais informações e você saberá como construir uma estratégia de marketing indireto para sua empresa de maquina de suco de laranja, por exemplo.
Na hora certa, no lugar certo
O marketing indireto tem relação com a colocação do produto ou da informação sobre ele ao alcance do público-alvo, tanto quando é menos esperado quanto no momento exato para aumentar o conhecimento da marca ou do produto.
Isto é, o marketing indireto consiste em apresentar o produto de forma velada, sem que realmente se anuncie que há uma intenção de propaganda.
Quando se fala em maquinas de café para empresa, já há uma associação imediata com algumas marcas que costumam liderar o mercado. Isso porque a marca passa a ser maior que o produto em si comercializado, graças ao product placement.
Deve-se considerar também que, embora seja uma alternativa para que mais pessoas venham a conhecer a empresa, há um entendimento entre os que atuam com marketing indireto de que o funcionamento é mais seguro para marcas que já têm uma certa presença.
Por isso, o objetivo desta prática é justamente a consolidação da marca de, por exemplo, fábrica de camisetas lisas para sublimação, aumentando sua autoridade junto ao público, bem como sua relevância.
Hoje em dia, isso é feito de forma ampla, com o uso de influenciadores, que endossam o produto, de certa forma.
Isso não significa, de maneira alguma, que o marketing indireto não possa ser usado para produtos ou serviços novos, mas, sim, que a ideia de fixação na mente do público é mais vantajosa para marcas com maior presença inicial.
Nada impede, por exemplo, que uma empresa de limpeza piso que esteja iniciando seus trabalhos opte por realizar marketing indireto, sendo utilizada, por exemplo, uma garrafa de um de seus produtos em um filme.
É importante, porém, destacar que, para que surta o efeito desejado, é importante que os consumidores consigam compreender a mensagem e reconhecer o produto exposto, o que pode significar que uma estratégia direta anterior trará mais benefícios.
Conheça alguns dos tipos mais comuns de marketing indireto:
- Marketing de conteúdo;
- Relações Públicas;
- SEO;
- Link Building;
- Referências no mercado de forma geral.
Vantagens do marketing indireto
Entre as inúmeras vantagens presentes no uso de marketing indireto, está, sem dúvidas, a capacidade de se manter na mente do público, sem que haja uma reação negativa ou que se entenda que há uma intenção de realizar isso.
Quando, ao assistir filmes, bem como ver ações de marketing em estádios, o consumidor se depara com a marca, pode ter maior capacidade de se familiarizar e buscar o produto, do que simplesmente vendo um anúncio em um veículo impresso, por exemplo.
Além disso, deve-se considerar que a visão do produto nem sempre causa uma reação direta de compra, mas sim uma reação indireta de fazer com que o consumidor fique com o produto na mente e busque adquiri-lo em outra ocasião.
Ou seja, o marketing indireto não tem como objetivo aumentar suas vendas, mas sim garantir que a marca e, depois, o produto, estejam presentes no cotidiano do consumidor. A seguir, veja algumas das vantagens principais desse tipo de marketing.
Alcance de público
Redes sociais e programas de referral ou member get member são formas de marketing indireto e acabam atraindo um grande grupo de pessoas.
Com certeza seu público-alvo estará em meio a este grupo de pessoas, mas talvez mais gente possa conhecer, por exemplo, sua marca de seguros de autos, assim, virando parte do seu público por causa das referências.
Quando se aborda muitas pessoas, há uma oportunidade muito grande de aumentar o reconhecimento da marca e identificar novos grupos de potenciais clientes que você nem imaginava.
Economia de custos e facilidade na execução
As principais atividades de marketing indireto não precisam daquele alto aporte de investimentos e esforços de marketing. Se você tem um orçamento mais limitado ou tem um time de profissionais mais enxuto, as suas campanhas ainda podem ter grande sucesso.
Por exemplo, em marketing de conteúdo para blog ou redes sociais e mídia social, não é necessário ficar analisando muitos dados, segmentação e esperar um estudo para agir. Claro que isso sempre é importante. Mas não é um impeditivo.
Basta começar e já sentir os resultados, para com o tempo ir se aprimorando com pesquisas de campo, estudos de comportamento do usuário, entre outras medidas que podem ajudar.
Elevação do propósito de marca
O marketing indireto é responsável também por dar um tom mais lúdico às divulgações nos mais variados canais. Isso quer dizer que não se foca em produto e não precisa de tanta objetividade, como em um marketing mais direto, como os anúncios pagos.
É uma forma muito natural de apresentar os valores e o propósito da marca por meio de conteúdos leves e que rondam tudo o que sua marca quer passar.
Estilo de vida, posições políticas, dependendo de caso, posicionamento sobre assuntos mais polêmicos, como desmatamento ambiental ou trabalho escravo, entre várias outras questões que dizem muito sobre a construção da marca.
O marketing indireto, por meio disso, consegue mostrar muito mais sobre a sua empresa de consultoria contábil, por exemplo, bem como o que ela tem a agregar na vida dos potenciais clientes e os clientes já existentes.
É uma conquista vinda pelas beiradas e colocando o produto em segundo plano, caso a pessoa se interesse de outra forma.
Método menos invasivo
Pauta entre as conversas de diversos jovens na internet, as reclamações sobre as “invasões” das empresas em relação ao envio de e-mails, telefonemas inesperados e anúncios pagos não param. Isso pode gerar um certo desconforto à marca.
Portanto, o marketing indireto é um método mais adequado para sanar esse erro e essa percepção das pessoas sobre sua companhia que vende camisetas sublimadas personalizadas, por exemplo.
Relacionamento de longo prazo com os clientes
Assim como é o inbound marketing, considerado por alguns profissionais como um sinônimo de marketing indireto, há uma grande vantagem. Muitos consideram que a demora para conversão no marketing indireto é uma adversidade desse tipo de marketing.
Mas na verdade, quem não quer clientes que amem sua marca e que atuem como se fossem donos do departamento de marketing, ao indicar e recomendar todos do seu círculo a conhecerem, por exemplo, os serviços de call center da sua empresa?
É quase unanimidade no meio do marketing ter mais qualidade do que quantidade. A qualidade é que garante o longo prazo, enquanto na quantidade você pode até ter mais receita no curto prazo, mas o quão encantado os clientes estarão a ponto de ficarem?
Não dá para ter certeza. E essa indefinição é ruim para o planejamento de marketing e de investimentos. De fato, pode até demorar um pouco mais para ter resultados por causa desse convencimento feito de pouco em pouco.
Mas o efeito de longo prazo não tem preço. Sua marca, depois de um tempo convencendo e estabelecendo boa relação com os potenciais clientes, irá adquirir por meio do marketing indireto um maior respeito, confiança e reputação no mercado.
Paciência e persistência, os atributos para o marketing indireto
O longo caminho a ser percorrido com o marketing indireto exige duas coisas muito importantes e que, certamente, se você implementar, agradecerá de joelhos por ter seguido isso: paciência e persistência.
Só assim você alcançará o seu objetivo usando as técnicas indiretas de marketing. Leva tempo e consistência para chegar às conversões e às vendas de fato, além de ser uma caminhada para construir uma gama de seguidores.
Consideraciones finales
Como pudemos ver, o marketing indireto é uma forma mais lúdica de conquistar os clientes. Em vez de mostrar os produtos e o fim que você quer atingir com aquilo, você contorna as pessoas por meio de conteúdo de qualidade, gerando um público que ama sua marca.
Este texto fue desarrollado originalmente por el equipo del blog. Guía de inversión, donde podrás encontrar cientos de contenidos informativos sobre diferentes segmentos.