Você já pensou em empreender? Já possui uma empresa e quer inseri-la no mercado americano, ou até mesmo abrir uma por lá? Você sabe como o funil de vendas pode te ajudar?
O conceito de funil de vendas se baseia em todo o processo de interação entre o que a empresa e o consumidor, desde o momento em que os potenciais clientes buscam por um serviço ou produto até o ato final da compra ou contratação.
Adotar as técnicas propostas por essa estratégia permite à empresa ter melhor controle sobre os processos que precisa realizar, garantindo que todo o fluxo de vendas seja otimizado.
Este artigo tem por objetivo demonstrar como funciona o conceito de funil de vendas, quais vantagens a empresa que segue esse método possui e orientar sobre como colocar em prática no mercado americano.
Como funciona o funil de vendas
Também conhecido como pipeline de vendas, esse tipo de estratégia visa, através de um conjunto de etapas e gatilhos, auxiliar no processo de compras de um determinado público-alvo.
Determinar e ter conhecimento sobre a persona do seu negócio é o primeiro passo para qualquer empresa começar a elaborar táticas de vendas.
Nos Estados Unidos, o público consumidor é diferente do brasileiro quanto à sua cultura e hábitos, portanto fazer um levantamento dos costumes de compra dos americanos é a primeira coisa que se deve fazer.
Um simples exemplo é buscar saber qual máquina de cartão mais agrada o público que busca atingir.
Outras coisas devem ser observadas e estudadas antes de se inserir no mercado estrangeiro, como:
- Conhecer o mercado que pretende atuar;
- Conhecer procedimentos e documentação de exportação;
- Invoice, fatura comercial semelhante à nota fiscal;
- Romaneio, documento exigido no embarque de produtos;
- Elaborar um bom planejamento financeiro.
A seguir vamos detalhar as etapas da jornada de compra, o que corresponde a entender como o funil de vendas funciona.
Primeira etapa ou topo do funil
Este momento está relacionado com o aprendizado e descoberta, na qual o potencial cliente descobre uma necessidade ou problema do qual não tinha conhecimento.
Esta necessidade pode ser algo que o cliente já possuía internamente ou pode ser despertada através de gatilhos mentais.
Nesta etapa, o importante é fornecer um material que desperte o interesse do consumidor , como e-books ou outros materiais que façam com que a pessoa forneça seus dados, tornando-se então um lead, ou seja, pessoas que manifestaram algum desejo em adquirir o produto ou serviço.
Uma vez tendo um cadastro sobre o usuário, fica possível entrar em contato mais tarde, avançando então uma etapa no funil.
Os sistemas CRM, são ferramentas de softwares especializadas em gerenciar e rastrear as informações dos potenciais clientes, já existecrm gratuito no mercado e são de extrema importância nessa etapa.
Segunda etapa ou meio do funil
Aqui, o objetivo é entender qual o problema do cliente e propor soluções. Neste momento, a ideia consiste em apresentar técnicas e planos que agradem e consolidem a relação com os leads.
O plano consiste em ter cautela para não tentar empurrar um serviço a qualquer custo, valorize o seu negócio, porém demonstre ao cliente a vontade em ajudá-lo a solucionar seus problemas, fazendo com que ele avance para a última etapa do funil.
Por exemplo, um lead que busca solução para encontrar a melhor maquininha de cartão. Ele já passou pelo primeiro passo que foi através das ferramentas de divulgação chegar até você, entretanto ainda não sabe como resolver a questão.
Sendo assim, busque dar dicas e apresentar recursos para mantê-lo interessado em efetivar a compra.
Última etapa, o fundo do funil
Por fim, nesta etapa é que se realiza a efetivação de todo o processo que começou no topo. Foi estabelecido o primeiro contato com o potencial cliente, e elaborado estratégias para solucionar o problema.
O próximo passo é efetivar a venda e por para trabalhar, mesmo que de modo figurado, a maquininha de cartão. Neste processo, o cliente espera que as expectativas depositadas na aquisição do produto sejam correspondidas.
Também é importante se atentar ao pós-venda, pois para uma marca prosperar é importante ter clientes fidelizados. Tendo seguido todos esses passos, a empresa tende a alavancar sua marca e conquistar mercado.
Uma vez que a ideia é conquistar clientes nos Estados Unidos, é importante saber que existem empresas especializadas em ajudar com os trâmites legais necessários para consolidar a empresa no mercado americano.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.