Cada vez mais os negócios agrícolas crescem. Em contrapartida, eles exigem formas de organização que sejam mais eficazes, uma vez que com o crescimento vem a complexidade. Uma holding rural serve exatamente para isto, como você verá aqui.
Elas servem para uma série de objetivos, bem como possuem benefícios que melhoram a relação entre família, negócio e patrimônio. Isto porque, por exemplo, ajudam a realizar o planejamento sucessório. Para saber mais, leia até o fim!
Veja também: Quanto Custa Abrir uma Empresa nos EUA
Para que servem as holdings
De forma geral, antes de passar a falar da holding rural em particular, precisamos falar das holdings de uma maneira mais genérica. Isto porque elas existem de formas variadas, mas, no final, alguns objetivos e formas de funcionamento são iguais.
Sabe a vantagem que já falei de prover uma melhor administração para os negócios? Pois bem, este é um dos objetivos mais cruciais da formação de holdings, e serve para controlar melhor o seu patrimônio e as empresas subsidiárias.
Vale ressaltar que a formação desta pessoa jurídica não se restringe a apenas uma subsidiária ou ao número de patrimônio. Como pessoas físicas, você se torna em um dos acionistas majoritários ou em um dos sócios da holding, que pode ter uma ampla gama de empresas e bens a ela relacionados.
Outro ponto que costuma causar dúvidas é com relação ao tipo societário das holdings. Na verdade, não há somente um. Isto fica por conta da formação de cada uma, e pode variar entre S/A e LTDA, mais comumente.
Também é possível afirmar que existem muitos tipos de holdings. Há a holding pura, a holding mista, a holding familiar, a holding patrimonial, a holding de controle, a holding administrativa, entre outras. Cada uma tem objetivos específicos, embora todas sigam estes princípios gerais que estou expondo aqui.
Em síntese, portanto, é possível resumir todas essas características das holdings nos pontos abaixo. Com eles, você pode se organizar melhor na hora de pensar na sua futura holding rural, e de que forma deseja criá-la.
- A maior finalidade é facilitar o gerenciamento de bens e das empresas subsidiárias
- Pode variar no tipo societário, não tendo um predefinido
- Traz benefícios fiscais
- Você vira sócio ou acionista majoritário
- Há diversos tipos, cada um voltado a características e necessidades particulares
O que são as holdings rurais
Findada a explicação do que são as holdings num conceito mais geral, é hora de entrar mais especificamente na holding rural. Afinal de contas, o que ela é? O nome já sugere sua atuação mais específica, mas o que você sabe além disso?
Em primeiro lugar, é importante destacar as transformações que o agronegócio tem tido no cenário brasileiro. Cada vez mais ele é algo que se destaca em importância e que, ao mesmo tempo, cresce em tamanho e em complexidade.
Obviamente, isto impõe desafio aos seus administradores, sobretudo porque normalmente são famílias. As próprias famílias se veem perante outras adversidades, como a saída dos jovens do campo, que muitas vezes preferem ir às cidades grandes.
Não é à toa que a mortalidade dessas empresas rurais familiares já foi (e ainda é, em alguns casos) considerado um grande problema, por ser comum. O problema da sucessão familiar nem sempre é simples, até porque os filhos podem ter características e aptidões bem distintas das dos familiares anteriores que tocavam a empresa.
Nesse cenário, uma holding rural surge para facilitar a vida de quem trabalha com agronegócio. Inicialmente, o faz porque é uma forma de administração que facilita toda essa complexidade crescente das famílias que crescem o seu negócio em tamanho.
Outro motivo é que, como você vai ver abaixo, o planejamento sucessório é outro ponto favorável da instituição de uma holding rural. Dessa forma, este tipo de organização oferece uma maior profissionalização na gestão do seu patrimônio, ao mesmo tempo em que permite lidar com outros problemas potenciais, como é o caso do sucessório.
Vantagens da holding rural
Dito isso, é importante ressaltar quais são os benefícios de uma holding rural. Afinal de contas, é visando eles que você vai se decidir por ir adiante na criação de uma delas ou não, certo?
1- Profissionaliza a administração do negócio
As holdings rurais cada vez mais implementam em seus negócios ferramentas organizacionais que potencializam e profissionalizam a administração. Há um maior controle e planejamento das atividades feitas, centralizadas na holding.
2- Evita disputas familiares
O planejamento sucessório, sobre o qual já falei, é instituído no momento de criação da holding rural. Como consequência, são evitados problemas futuros decorrentes de um possível inventário, o que poderia desgastar a família e levar à erosão da empresa.
Isso porque ela cria uma normatização dos direitos patrimoniais, restringindo e definindo o que será feito após um possível falecimento. O processo é mais rápido que o de inventário e, por já estar tudo definido sob a base de uma pessoa jurídica, não leva a disputas entre possíveis herdeiros.
3- Reduz a carga tributária
Como pessoa jurídica, a tributação dos seus rendimentos no imposto de renda pode chegar a até cerca de 27%. Por outro lado, com a instituição de uma pessoa jurídica, isto pode cair para até aproximadamente 12%.
4- Centraliza as atividades
Centralizar todas as atividades dos seus negócios pode ter um bom impacto positivo. Isto reduz a chance de possíveis problemas logísticos e ainda pode reduzir alguns custos desta natureza.
Um caso verídico
Para elucidar melhor sobre a holding rural, vou contar resumidamente a história do seu João Carlos e sua relação com elas. Ele começou criando uma empresa sementeira na década de 1970. Os negócios foram crescendo, aumentando em sócios e, na década de 90, já eram mais de 10 propriedades rurais.
Embora tudo estivesse indo bem, ele sentia que podia melhorar. Aliás, trabalhava até como pessoa física. Então, um amigo lhe disse sobre as vantagens das holdings rurais, e ele se interessou.
Quando criou a sua, com o auxílio da America Expert, conseguiu alavancar ainda mais seu negócio e se dedicar às atividades que mais importam. Além disso, por ser casado e pai de quatro filhos, conta também que se sente mais seguro com relação ao planejamento sucessório.
Se você é como seu João Carlos e acredita que pode melhorar o seu negócio, converse com a America Expert!