Blog America Expert

Para que serve holding e como elas funcionam

Em outras publicações, já introduzimos este assunto. Mas você sabe, de fato, para que serve holding? No Brazil, não se fala tanto nelas e nem se utiliza como seria possível – elas são subaproveitadas.

Sabe por quê? Via de regra, isto ocorre por puro desconhecimento. Esta é uma alternativa que pode reduzir custos (principalmente tributário), facilitar a gestão, fortalecer o negócio, entre outros benefícios. Leia até o final e veja!

Para que serve holding?

A instituição da holding, como já falei em outro post, é derivada do inglês “to hold”, que pode significar controlar ou manter. Pois então, o que esse termo quer significar, neste caso, é que as holdings mantêm influência sobre seus negócios menores, os quais acabam funcionando como subsidiários.

Lembrando, ainda, que este é um modelo em que é formada uma pessoa jurídica que controla a posse majoritária das ações de outras empresas – uma ou mais. Estas outras empresas que são, no caso, as chamadas subsidiárias.

Neste cenário, você pode estar se perguntando para que serve holding. Ela funciona como a administradora da outra pessoa jurídica (ou do grupo de pessoas jurídicas). Também é conhecida, por exemplo, por termos como “empresa-mãe” ou “empresa de participações”.

Está entendendo para que serve holding? O conceito de administração, gestão ou controle aqui é de fundamental importância. É exatamente esta a finalidade da constituição de uma organização deste tipo.

Você jamais verá a holding produzindo alguma coisa, por exemplo. Ela é quem, talvez, seja a sócia majoritária ou principal acionista de empresas que produzam. Não são as holdings LVMH (da Louis Vitton, por exemplo) ou J&F (de empresas como a Vigor) que produzem, mas sim suas subsidiárias.

Isso significa que há uma separação prática entre a empresa que tem a atividade comercial (subsidiária) e entre a atividade administrativa. Esta última, novamente, que caracteriza para que serve holding.

Resumindo para que serve holding, então, podemos sintetizar nos seguintes pontos:

  • Tem por objetivo a administração ou o controle empresas, as quais são chamadas de subsidiárias
  • Não produz nada diretamente, mas sim por meio das subsidiárias
  • Pode ter apenas uma ou mais subsidiárias
  • É a acionista majoritária ou sócia de suas empresas menores, controlando também a tomada de decisões

Como funciona

Podemos dizer que tudo isso que falei sobre para que serve holding se traduz em aplicações que são vistas na prática. Afinal de contas, elas funcionam realmente como manda este arcabouço teórico?

De fato, sim, e funcionam muito bem aliás. Se você observar as pessoas mais ricas do mundo e suas empresas, verá que todos eles têm holdings e que utilizam delas muito bem na gestão de seus negócios. Ou seja, funciona.

Confira também: Tipos de Holding

O que quero salientar agora, são mais duas características fundamentais deste tipo de pessoa jurídica. Você precisa notar por quanto tempo dura uma e aprender uma analogia de como funciona a fim de compreender melhor para que serve holding.

Primeiro, portanto, vou iniciar falando da temporalidade das holdings. O que você acha? Qual é o prazo final delas? Será que são como joint ventures, que se findam quando o objetivo é concluído?

Na verdade, elas não têm prazo nenhum para serem finalizadas. O que elas visam é exatamente administrar e controlar as subsidiárias. Isto não tem data para acabar, e pode ocorrer a longo prazo, por tempo indeterminado. É impossível prever.

Já, com relação a como funciona mais propriamente, a analogia que muitos fazem é a de um guarda-chuva. Cada gomo do guarda-chuva é uma subsidiária que é controlada. Juntos, eles são controlados por alguém, que é exatamente esta pessoa jurídica.

Indo além sobre para que serve holding e como funciona, há de se destacar mais alguns pontos importantes:

  • Elas podem ser constituídas (e normalmente o são) por empresários de setores distintos
  • Existem vários tipos, como as puras, as mistas, as familiares, as imobiliárias, as de controle, entre outras – cada uma tem suas características próprias
  • Elas oferecem uma administração centralizada que, ao mesmo tempo, respeita a característica principal de cada pessoa jurídica do grupo

Por que elas existem?

Pois bem, até agora você já entendeu bem para que serve holding e como ela funciona na prática. Alguns elementos são primordiais, mas o fundamental é perceber que ela é, em todos os casos, uma administradora, seu papel é fundamentalmente na tomada de decisões.

Mas se esse é o caso, você pode estar se perguntando: por que não simplesmente impor uma administração dentro da própria empresa? Por que optar pela constituição de holdings em vez disso?

As holdings são criadas para facilitar o exercício do poder de controle nas subsidiárias. Ou, então, para garantir uma participação relevante em outras. Elas são fundamentalmente uma estratégia de circulação de capital.

Isto significa que quem faz elas não visam somente administrar a sua empresa. Objetivam fazer o dinheiro circular entre diferentes setores do mercado e da economia em geral. Objetivam, igualmente, facilitar a gestão de suas subsidiárias.

É exatamente por isso que quando falo de para que serve holding entra mais um aspecto relevante. É uma característica bastante própria e que se aplica a praticamente todos os casos: elas são próprias das grandes e médias empresas.

Isso pelo motivo de ser delas que se vise otimizar a estrutura de capital e, quiçá, fazer coligações. Ou seja, podemos sintetizar isto nos pontos abaixo:

  • Criadas para otimizar e facilitar a gestão das subsidiárias
  • Criadas, igualmente, para garantir a participação preponderante como sócio majoritário
  • Criadas para melhorar o fluxo do capital 
  • Essas características as tornam próprias das médias e grandes empresas

Criar ou não criar uma holding?

Este post foi bastante teórico e profundo, mas o importante é que você tenha entendido para que serve holding. Essas informações são a base para a sua decisão de se o melhor a ser feito, no seu caso, é ou não criar uma.

Para ir além desta publicação do para que serve holding e entender mais sobre elas, fique atento ao site. Já postamos e ainda postaremos mais no futuro sobre este tipo de pessoa jurídica. Não perca e tire todas as suas dúvidas!

Open your Company in the USA

Count on America Expert, a consultancy with almost 20 years of experience in business internationalization.

recent posts

Open your Company in the USA

Count on America Expert, a consultancy with almost 20 years of experience in business internationalization.

© 2024 — Todos os direitos reservados

The missing opportunity for you to open your company in the USA

Do not leave it for later! start now and enjoy a discountO A must for starting a business in the United States.