Pensando em exportar para os EUA? Cuidado!
Exportar e vender seus produtos nos Estados Unidos pode ser uma excelente oportunidade para aumentar a visibilidade e credibilidade da sua marca, aumentar seu profissionalismo e trazer lucros que, mantendo o negócio apenas no Brasil, não seriam obtidos.
Exportar para os EUA pode trazer muitos benefícios ao empreendedor, uma vez que este passará a vender no país líder de consumo no mundo, tem a possibilidade de se fixar na maior das economias, além de passar mais confiança ao público em geral e atrair muito mais investidores do que se optasse por não expandir o negócio.
Entretanto, para exportar sem infringir leis e evitar dor de cabeça, é preciso entender as regras sobre exportação nos Estados Unidos, como funciona a tributação e documentação para essa atividade em cada estado, além de saber o que e como vender para o novo (e muito exigente) público.
Neste artigo, separamos as melhores informações e dicas para quem busca entender mais sobre a exportação, começar a exportar para os EUA de forma legítima e sem passar perrengue com a burocracia. Quer saber mais? Continue com a gente e fique de olho em nossas dicas!
Por que exportar para os EUA?
Os Estados Unidos são um dos maiores parceiros comerciais do Brasil e, tanto para quem exporta quanto para o próprio país, essa atividade pode ser muito vantajosa.
A população norte americana é extremamente consumista, gosta de adquirir produtos vindos do Brasil, além de que, o governo dos Estados Unidos sempre oferece benefícios e vantagens a estrangeiros que desenvolvem suas atividades no país, visto que isso traz mais investimentos, maior geração de empregos e aumenta a circulação de receita dentro do país, o que os ajuda a se manterem no posto de maior economia do mundo.
Além disso, como já citamos anteriormente, os investidores dão mais atenção a empresas que operam nos Estados Unidos, o público tende a confiar mais em marcas que mantêm atividades no país e, a experiência de empreender e trabalhar em um país com uma legislação, tributações e hábitos de consumo diferentes afiam suas técnicas e estratégias, fazendo de você um profissional mais completo e capacitado.
Com a exportação, você ainda se torna mais competitivo e busca por uma equipe mais treinada e especializada, otimização dos processos, uma melhor comunicação interna e com o público, dentre várias outras vantagens.
Para resumir, podemos dizer que exportar para os EUA é sua porta de entrada para um comércio globalizado e com grandes chances de sucesso.
A exportação não é tão simples quanto parece! É preciso estar de acordo com as leis
Acima vimos alguns excelentes motivos para iniciar a exportação para os Estados Unidos e, tudo aquilo é verdade. A exportação traz chances de visibilidade e progresso praticamente inexistentes quando se mantém a empresa atuando apenas em uma pequena região. Entretanto, para começar é preciso estar consciente de algumas coisas.
Antes de começar a exportar, você precisará entender que, nos Estados Unidos podem haver restrições quanto à entrada de determinados produtos, limitações ao acesso, distribuição, armazenamento ou uso de portos, exigências de tratamento, rotulamento e processamento prévio para que a mercadoria seja liberada, dentre outras burocracias que, sem o devido conhecimento, podem dificultar ou, até mesmo, inviabilizar seus negócios no país.
Além desses possíveis empecilhos, é necessário se adequar à demanda e expectativas do público estadunidense, se atentando à qualidade, design, composição, rótulos, escolher as formas de envio e qual meio de transporte será utilizado, cuidar das estratégias de marketing, atendimento ao público… E a lista só aumenta!
Para se safar de tantos detalhes técnicos e poder focar na parte rentável do negócio, a maioria dos empreendedores preferem, com razão, contratar uma consultoria especializada para cuidar de toda a parte jurídica e contábil da exportação, deixando, assim, o trabalho burocrático para quem entende do assunto.
Como vender seus produtos nos Estados Unidos, então?
Depois das dificuldades que citamos no tópico anterior, talvez você já esteja pensando em deixar essa ideia de exportação para lá e continuar vendendo seus produtos apenas no Brasil, não é? Mas calma, para tudo tem um jeito.
Mesmo com legislação, preferências do público, tributação e tudo o mais, totalmente diferente do que você está acostumado no Brasil, há formas de tornar a exportação para os Estados Unidos totalmente acessível, mesmo que pareça uma realidade distante.
Abaixo, confira algumas dicas para tornar o processo de exportação mais fácil e seguro:
– Conheça e se adeque ao mercado dos EUA
To exportar para os EUA, você não apenas estará vendendo para pessoas que falam uma língua diferente da sua. Está vendendo para pessoas com um estilo de vida, cultura, expectativas e ambições completamente diferentes.
Para se adequar às expectativas do consumidor norte americano, é interessante realizar uma viagem ao país a caráter de negócios, participar de feiras e eventos de negócios que te permitam conhecer o mercado e o estilo de negociação dos estadunidenses de perto.
Esteja atento também a itens como os citados anteriormente: composição, embalagem, rótulos, design, qualidade e afins. Estude sobre esses detalhes e busque adequar os que sua empresa já oferece para que estejam de acordo com as exigências do público e governamentais.
– Entenda a tributação
Quem mantém atividades econômicas em solo americano deve declarar impostos à receita federal e, em determinados estados, pagar impostos estaduais sobre a renda e sobre vendas (são cobrados do comprador e repassados à receita).
Antes de começar a exportar, se informe sobre as questões tributárias dos Estados Unidos e conheça suas obrigações fiscais. Em nosso artigo “Todos os impostos dos EUA” você pode conhecer os impostos de maior relevância no país e ter uma ideia sobre quais impostos terá de declarar e como fazer isso.
– Tenha uma empresa nos Estados Unidos
Essa dica é, provavelmente, a mais importante de todas. Ter sua própria empresa, seja ela uma filial da sua empresa brasileira ou um negócio à parte, pode e vai facilitar muito o processo de exportação para os U.S.
Com uma empresa atuando no país, é muito mais fácil lidar com as burocracias e se inserir no mercado, do que seria caso você apenas atuasse no Brasil e enviasse os produtos para os Estados Unidos.
Novamente, contar com uma consultoria especializada pode tornar sua vida muito mais simples, afinal, abrir uma empresa e começar a vender em um novo país não é tarefa fácil.
Para facilitar mais um pouco, separamos também algumas dicas práticas que te darão um panorama sobre os processos necessários para exportar e, também, servem como uma sugestão de assuntos sobre os quais vale a pena ter mais conhecimento. Veja só:
- Se informe e obtenha a documentação necessária, como cadastro de exportador do Siscomex, registro de intenção de compra do importador e modelos de fatura proforma;
- Elabore uma estratégia que contemple todas as etapas da exportação, desde o envio até a legislação que se refere a ela;
- Entenda o que são os Incoterms;
- Estude o mercado americano e hábitos de consumo do seu público alvo para adequar e diferenciar seu produto;
- Acompanhe a carga mesmo que o envio tenha sido confirmado, preste serviços de pós-venda e ofereça algum material complementar ou indicações de uso ao consumidor, aumentando o valor agregado do produto.
A abertura de uma empresa nos Estados Unidos pode ser mais simples com a gente!
Mesmo com toda a burocracia e questões legais que podem te desmotivar, ao contar com os serviços de uma equipe treinada e que realmente entende do assunto, é muito mais fácil e menos estressante abrir sua empresa nos Estados Unidos.
Abrindo sua empresa para exportar dentro dos parâmetros legais, a chance de seu negócio se expandir e gerar cada vez mais receita e bons resultados fica muito maior, afinal, os atalhos podem até te levar ao seu objetivo mais rápido, mas a possibilidade de não dar certo e você perder tudo é bem alta.
Pensando nisso, nós, da America Expert, oferecemos todos os serviços e soluções necessárias para que sua empresa nos Estados Unidos e todos os benefícios por ela trazidos saiam do papel e se tornem mais do que apenas um sonho. Confira abaixo as soluções que oferecemos para você e seu negócio:
Serviços prestados pela America Expert
Abertura de empresa
- Abertura de contas bancárias nos Estados Unidos;
- Soluções de negócios;
Aluguel e compra de escritório; - Nome fantasia;
- Set Up de escritório operacional;
- Holding;
- Registro de marca e patente;
- Seleção e contratação de funcionários.
Accounting in the United States
- Consulta tributária;
- Contabilidade mensal;
- Folha de pagamento;
Impostos de Renda - nos Estados Unidos;
- Auditoria fiscal;
- ITIN Number e TAX ID;
Morar nos Estados Unidos
- Imigração para os Estados Unidos;
- Construção de crédito;
- Set Up residencial nos Estados Unidos;
- Concierge;
- Apoio cultural;
Investir nos Estados Unidos
- Visto de investidor EB-5;
- Imóveis nos Estados Unidos;
- Compra de negócios;
- Proteção ao patrimônio;
- Offshore;
- Mercado financeiro.
Vender nos Estados Unidos
- Comprar;
- Empresas Offshore.
Abrir sua empresa nos Estados Unidos e contar com a ajuda de quem entende do assunto facilitará todas as etapas do processo de exportação de seus produtos. Buscamos sempre prestar serviços personalizados e desenvolvidos com toda a atenção necessária, para que nossos clientes e parceiros alcancem seus objetivos de uma forma mais prática e segura.
Conte com a excelência de quem está há mais de quinze anos no mercado, atuando no Brasil e nos Estados Unidos sem usar atendimento e serviços de terceiros, além de ter o conhecimento e experiência necessária para abrir sua empresa, contas bancárias, te ajudar no processo de imigração e tudo o mais, dentro das exigências governamentais.
Entre em contato conosco e conheça nossas propostas para você e seu negócio. Te esperamos!
To find out more details about these accounting services and costs, please contact us using the contact form below. Our specialists are ready to analyze your case.
Initial Consultation Form
America Expert understands that your business is UNIQUE and we want to help you throughout the process.
Our professionals provide personalized service to those interested in starting a business in the United States, at no cost. However, some specific matters, such as tax and immigration consultations, require a level of detail, which is why we present the option of an initial consultation in these areas. To better advise you, we need to understand your business, taking into account your product, ratings or service so that we can outline your needs and guide you on what to do to achieve your goal. This initial work is done in a personalized way, where all recommendations are individually applied to your reality.
1 – For tax inquiries, the amount is $250;
2 – US$490 for business consultation, to be carried out with our CEO (Simone Oliveira).
3 – Other queries $170;
(Inquiries can be made in person at our US headquarters, via Skype conference or over the phone)
OBS: The cancellation of the consultation must be done at least 24 hours in advance or it will be considered as done.
YOUR ORDER FORM MUST BE SUBMITTED AS SOON AS THE CONSULTING FEE IS PAID VIA PAYPAL AT THE PAYMENT BUTTON BELOW.
1. Please pay by clicking the pay now button
2. Write down the payment code provided by pay pal
3. Fill out the form below for your query
(Please enter the payment code in the space provided)
4. Submit the form below
5. In less than 24 hours we will contact you confirming your meeting